segunda-feira, 8 de junho de 2009

207 PASSION X VOYAGE (8)

O VEREDITO DO BLOG - Atraído pela personalidade do Passion? Este é um dos fatores decisivos de compra da Peugeot no Brasil e também o ponto forte do três volumes do 207, que prima pela qualidade do acabamento e desempenho. Mas se você busca racionalidade o Voyage é a melhor escolha, com sua manutenção mais barata e maior rede de concessionários autorizados. O porta-malas ligeiramente superior e a carroceria com projeto e design mais atuais são outros pontos fortes do Volkswagen. (B.F.)

© Copyright - Proibida a reprodução de imagens sem a autorização do blogueiro

207 PASSION X VOYAGE (7)

DESEMPENHO - Com suas 16 válvulas, o Peugeot não dará sustos em situações onde o motor gira alto, como ultrapassagens em rodovias. Seu câmbio de engates macios colabora. Para rodar na cidade, o Voyage é mais ágil, com seu alto torque já a 2.500 rpm. Em ambos os casos, na hora de abastecer não espere consumo de 1.0. Afinal de contas, eles carregam toda a família. (B.F.)

© Copyright - Proibida a reprodução de imagens sem a autorização do blogueiro

207 PASSION X VOYAGE (6)

POR DENTRO - Espaço interno é o maior ponto fraco do Passion. Se um dos filhos tiver mais de 1,80 m e ir sentado no banco traseiro, vai sofrer ao esbarrar as pernas no banco da frente e no teto. Grande vantagem para o Voyage, com seu habitáculo atual, maior e que traz o indispensável terceiro encosto de cabeça para o primo que viaja no meio do banco de trás. Fora o fato que, na hora de carregar as malas, ele também ganha do francês com 60 litros a mais de capacidade. (B.F.)

© Copyright - Proibida a reprodução de imagens sem a autorização do blogueiro

207 PASSION X VOYAGE (5)

EQUIPAMENTOS - Refinados por fora com detalhes cromados na carroceria e belas rodas de liga leve, é por dentro que se vêem as essências de cada um. O Peugeot já vem recheado, com alguns equipamentos incomuns para sua turma: ar-condicionado automático, faróis com acendimento automático e sensor de chuva para o limpador de pára-brisa. Mas quem quiser bancos de couro e airbags (frontal e lateral) já terá desistir do carro deste comparativo e pagar a mais pela versão com câmbio automático.


Mais barato, o Volkswagen traz quase tudo como opcional. Para o exigido conforto da mamãe, de série mesmo ele só vem com direção hidráulica, vidros e travas elétricas. Por outro lado dá para instalar os bancos de couro nas concessionárias, bem como o útil sensor de estacionamento, que evita aquelas esbarradas ao estacionar na vaga de casa. Só que o preço irá superar o cobrado pelo concorrente. (B.F.)

© Copyright - Proibida a reprodução de imagens sem a autorização do blogueiro

207 PASSION X VOYAGE (4)

DESIGN - Inicialmente lançado no Irã, o Peugeot é uma evolução três volumes do 206. Se as dimensões do seu habitáculo estão um tanto defasadas (o Peugeot surgiu em 1998 na Europa), a frente com o “bocão” característico da marca francesa é seu maior chamariz. Ausente do mercado desde 1995, o Voyage voltou, mas do velho só manteve o nome. A nova geração continua derivada do Gol e tem design em sintonia com os Volkswagen de primeiro mundo. (B.F.)

© Copyright - Proibida a reprodução de imagens sem a autorização do blogueiro

207 PASSION X VOYAGE (3)

FICHA TÉCNICA
Peugeot 207 Passion 1.6 XR

MOTOR - Transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, bicombustível; potência de 110/113 cavalos a 5.600 rpm com gasolina e álcool; torque de 14,2 kgfm e 15,5 kgfm a 4.000 rpm
TRANSMISSÃO - Manual, de cinco velocidades
DIREÇÃO – Assistência hidráulica
SUSPENSÃO - Dianteira independente, do tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos integrados; traseira com amortecedores hidráulicos semi-horizontais e barra estabilizadora
FREIOS - A disco na dianteira e na traseira
RODAS/PNEUS - aro 15; 185/60
DIMENSÕES - 4,23 metros de comprimento; 1,66 m de largura; 1,44 m de altura
PESO/PORTA-MALAS – 1.117 kg; capacidade para 420 litros de bagagem

EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE - Brake-light, cintos de segurança traseiros de três pontos, faróis de neblina, lanterna traseira de neblina, retrovisores externos com regulagem interna elétrica, alarme, ar-condicionado com controle automático de temperatura, coluna da direção com regulagem de altura, computador de bordo, direção hidráulica, faróis com acendimento automático, sensor de chuva para acionamento do limpador de pára-brisa, travas elétricas nas portas e porta-malas e rodas de liga leve aro 15

OPCIONAL - Pintura metálica

BOM

- Acabamento
- Desempenho

RUIM

- Espaço interno
- Visibilidade traseira

PREÇO: de R$ 44.800 a R$ 45.700 (com pintura metálica)

207 PASSION X VOYAGE (2)

FICHA TÉCNICA
Volkswagen Voyage 1.6 Comfortline

MOTOR - Transversal, quatro cilindros em linha, bicombustível; potência de 101/104 cavalos a 5.250 rpm com gasolina e álcool; torque de 15,4 kgfm e 15,6 kgfm a 2.500 rpm
TRANSMISSÃO - Manual, de cinco velocidades
DIREÇÃO – Assistência hidráulica
SUSPENSÃO - Dianteira independente, do tipo McPherson, com amortecedores pressurizados e barra estabilizadora; traseira com braços longitudinais e molas helicoidais e amortecedores pressurizados
FREIOS - A disco na dianteira e a tambor na traseira
RODAS/PNEUS - aro 15; 195/55
DIMENSÕES - 4,23 metros de comprimento; 1,65 m de largura; 1,46 m de altura
PESO/PORTA-MALAS - 989 kg; capacidade para 480 litros de bagagem

EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE - Vidros e travas elétricas, direção hidráulica; chave tipo canivete, antena de teto, amplificador de sinal e seis alto-falantes, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, faróis de neblina, brake light, rede porta-objetos no porta-malas, porta-malas com abertura elétrica e aerofólio traseiro

OPCIONAIS - Ar-condicionado, alarme, airbag (duplo frontal), banco traseiro com encosto bipartido, freios ABS, rádio CD MP3 player com Bluetooth, comando para rádio no volante, sistema de som com 6 alto-falantes, sistema I-System (reúne funções de computador de bordo, configurador e mostrador de informações), rodas de liga leve aro 15 e pintura metálica ou perolizada

BOM

- Capacidade do porta-malas
- Design

RUIM

- Acabamento despojado
- Número de equipamentos de série é restrito

PREÇO: de R$ 38 mil a R$ 47.755 (com todos os opcionais)

207 PASSION X VOYAGE

PELAS BARBAS DO PAPAI... - Férias chegando, é hora de viajar com toda a família (e os penduricalhos de cada um). O jeito é ter um porta-malas grande para acomodar tanta bagagem. E se não há dinheiro suficiente para ter um Civic ou um Corolla, atuais sonhos de consumo da classe média brasileira, os sedãs compactos são a saída certa. Nessa praia, Peugeot 207 Passion e Volkswagen Voyage são dois novatos que buscam um espaço na garagem do papai. O blog comparou suas versões mais equipadas, com motor 1.6. Confira as impressões nas postagens a seguir. (B.F.)

© Copyright - Proibida a reprodução de imagens sem a autorização do blogueiro