segunda-feira, 15 de junho de 2009

207 ESCAPADE (6)

DESEMPENHO - Mesmo motor usado em demais Peugeot, o 1.6 16 válvulas bicombustível garante bom desempenho à perua, com ênfase ao torque em altas rotações e o câmbio macio, de engates precisos. A altura em relação ao solo 25 mm maior e com novo acerto no conjunto da suspensão é limitada diante da concorrente Fiat Palio Adventure Locker e aquém das expectativas para o uso em estradas de terra. Isso por que em pisos irregulares o carro tende a raspar no chão. (B.F.)

207 ESCAPADE (5)

EQUIPAMENTOS - O pacote de série é farto e inclui itens incomuns à categoria, como ar-condicionado digital e sensores de crepúsculo e chuva. Os opcionais pintura metálica e freios ABS (vendido obrigatoriamente com o airbag para o motorista) custam R$ 900 e R$ 1.890, na ordem. Também há opção de rodas de liga leve de 15 polegadas calçadas em pneus lisos e uma linha de acessórios pode ser instalada nas concessionárias. (B.F.)

207 ESCAPADE (4)

POR DENTRO - Embora seja praticamente o mesmo de dimensões acanhadas, o habitáculo ganhou um novo isolamento acústico. Assim como a dianteira, o painel tem nítida inspiração no 207 europeu, com mostradores de fundo branco e contornos cromados. Este material também está presente nas maçanetas das portas, porta-luvas, manopla do câmbio, pedaleiras e soleiras dianteiras, dando aspecto esportivo. Os bancos usam um tecido exclusivo, com malha elástica que não deforma e a inscrição Escapade. Quem viaja no banco traseiro sofre com a falta de espaço e a ausência do terceiro encosto de cabeça. Outro problema é o porta-malas pequeno para uma perua, capaz de levar 313 litros de bagagem -menor até mesmo do que o 207 Passion, sedã da família que carrega 420 l. (B.F.)

207 ESCAPADE (3)

DESIGN - Comparada às demais versões da SW nacional, a Escapade se distingue por elementos que sugerem uso na terra, como novos pára-choques com detalhes na cor prata e moldura sobre as caixas das rodas. No quesito estilo, chama a atenção a frente com o bocão característico da marca francesa. A lateral não mudou em nada e atrás, a lanterna em posição elevada passou a ter coloração branca. (B.F.)

207 ESCAPADE (2)

FICHA TÉCNICA
Peugeot 207 Escapade

MOTOR - Transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, bicombustível; potência de 110/113 cavalos a 5.600 rpm com gasolina e álcool; torque de 14,2 kgfm e 15,5 kgfm a 4.000 rpm
TRANSMISSÃO - Manual, de cinco velocidades
DIREÇÃO – Assistência hidráulica
SUSPENSÃO - Dianteira independente, do tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos integrados; traseira com amortecedores hidráulicos semi-horizontais e barra estabilizadora
FREIOS - A disco na dianteira e a tambor na traseira
RODAS/PNEUS - aro 14; 175/70
DIMENSÕES - 4,07 metros de comprimento; 1,66 m de largura; 1,48 m de altura
PESO/PORTA-MALAS – 1.148 kg; capacidade para 313 litros de bagagem

EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE - Brake-light, cintos de segurança traseiros de três pontos, faróis de neblina, lanterna traseira de neblina, limpador do vidro traseiro, retrovisores externos com regulagem interna elétrica, ar-condicionado com controle automático de temperatura, cobertura retrátil no porta-malas, coluna da direção com regulagem de altura, computador de bordo, direção hidráulica, faróis com acendimento automático, sensor de chuva para acionamento do limpador de pára-brisa, travas elétricas nas portas e porta-malas, vidro da tampa do porta-malas com abertura independente e rodas de liga leve aro 14

OPCIONAIS - Pintura metálica, rodas de liga leve de 15 polegadas calçadas em pneus lisos, freios ABS e airbag para o motorista

BOM
- Design
- Desempenho

RUIM
- Altura em relação ao solo baixa
- Espaço interno

PREÇO: de R$ 46.100 a R$ 48.890

207 ESCAPADE

AVENTUREIRA PARA A CIDADE - Carros compactos com visual fora-de-estrada fazem parte de uma tendência brasileira e que aos poucos conquista a Europa. Mas se para o Velho Continente a Peugeot criou a versão Outdoor do 207 SW de nova geração, para o Brasil houveram poucas mudanças, concentradas no conjunto ótico e painel. Saiu a 206 Escapade e entrou a 207... Escapade. O blog avaliou a versão, oferecida com motor 1.6 16v e câmbio manual. Confira nas próximas postagens. (B.F.)

BOLA DE CRISTAL

E SE FOSSE VERDADE? - Se não tivesse sido cancelado em janeiro, o Salão de Buenos Aires estaria aberto em sua quinta edição, no complexo La Rural. O Argentina Auto Blog fez uma previsão de lançamentos que a mostra poderia trazer. Entre elas estão algumas novidades "made in Brazil": Honda City, interpretação três volumes do Fit com forte inspiração no Civic e lançamento marcado para julho; Ford Ka Max, uma possível nova carroceria de quatro portas; nova geração da Nissan Frontier; Renault Mégane II 2.0 Sport ("nossa" série especial Extreme); e Volkswagen Fox reestilizado, também prester a chegar ao mercado. (B.F.)

2010 e 1/2




JÁ MUDOU! - Enquanto é lançada no Brasil, a linha 2010 do Hyundai Santa Fé já recebeu modificações na Coréia do Sul (seu país de origem). Entre as mudanças estão nova grade, pára-choques, rodas, câmera que auxilia nas manobras, uma chave eletrônica e conexão bluetooth. Também estréiam o motor 2.2 turbodiesel já usado no Sorento e uma transmissão automática de seis velocidades. Por aqui, o "novo modelo" chega ao preço de R$ 99.990. Não há previsão para a atualização coreana. (B.F.)

SEGREDO: ALFA-ROMEO MiTo



APENAS DE PASSEIO - Circulando em Betim sem qualquer pretensão de lançamento no Brasil, uma unidade da Alfa-Romeo MiTo (compacto baseado no Fiat Punto)...

... E falando dos italianos, chegou hoje à Fiat uma unidade do 500 Abarth. (B.F.)

O BLOG GANHA NOVO E-MAIL

MUDANÇA - O blog estréia hoje novo endereço de e-mail. Tome nota: motorgerais@gmail.com. (B.F.)

CONVERSÍVEL (2)

FOGUETÃO - Outra novidade do grupo BMW para o Brasil é a segunda geração do roadster Z4, lançada em janeiro no Salão de Detroit. Nela, o antigo teto de capota macia deu lugar a um rígido retrátil, de acionamento eletroidráulico. Duas das três versões serão vendidas aqui: S-Drive 23i, com motor 2.5 de 204 cv, e S-Drive 35i, 3.0 com injeção direta, dois turbocompressores e 306 cv. Uma nova caixa automático de sete velocidades e duas embragens é oferecida na topo de linha. Preços: R$ 217 mil e R$ 307 mil, na ordem. (B.F.)

CONVERSÍVEL

FOGUETINHO - Em setembro chega ao Brasil a carroceria conversível do MINI, somente na potente versão Cooper S. Ela é dotada de motor 1.6 turbo com injeção direta, potência de 177 cv e torque de 24 kgfm, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7 segundos e levar o carro a 222 km/h. Sua capota elétrica abre por meio de dois estágios: parcial (como num targa apenas a parte frontal fica aberta) e total, cujo recolhimento é feito a até 30 km/h e em 15 segundos. Preço: R$ 134.900. (B.F.)