quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Carro indiano será inspiração da Ford para a segunda reestilização do Fiesta



Enquanto a nova geração do Fiesta não chega ao Brasil (sua estreia está prevista para 2011), a Ford prepara mais uma reestilização para o atual modelo. E para isso, o fabricante literamente seguirá o caminho das índias com o hatch Figo, recém-lançado no mercado indiano. Trata-se nada mais do que uma evolução do Fiesta vendido por aqui, que adota a filosofia de design Kinetic, por meio de novos faróis, grade, capô e pára-choque. Na traseira, lanternas, vidro e tampa do porta-malas também são novos. Por dentro, o painel (veja sketch abaixo) repete as mudanças.

Para a Ford, o projeto, também conhecido sob o código B517, tem um significado especial. Com o modelo, a marca pretende aumentar a sua participação em mercados emergentes como Índia, Brasil e China. Sua estreia no país será até o final de 2010, mantendo as carrocerias hatch e sedã e os atuais motores 1.0 e 1.6 flex. Ficará posicionado entre o Ka e a novíssima geração do compacto, que será feita na Bahia (hatch) e no México (sedã) daqui a dois anos.



 

Alain Prost promoverá o Duster, futuro utilitário-esportivo Renault nacional



Desenvolvido em parceria com a romena Dacia, o Duster (também conhecido como Projeto H79) vai participar de uma corrida no gelo, chamada Trofeo Andros, com o ex-tetracampeão de Fórmula 1, Alain Prost, ao volante. O utilitário-esportivo teve as suas primeiras fotos oficiais reveladas por meio do modelo de competição que, comparado a versão de rua, muda em poucos detalhes.

A carroceria é de fibra de vidro e possui chassi tubular no interior, que também esconde um motor V6 de 350 cavalos utilizado no 370Z da Nissan, outra marca do grupo. A tração é 4x4. Cogita-se que o Duster seja lançado no Brasil, com a marca Renault, no primeiro semestre de 2010. Até então o único motor confirmado é o 1.6 16v de 105 cv, já aplicado no Sandero, Logan, Symbol e Mégane. No país, terá como principal concorrente o Ford Eco Sport, ainda sem um rival a altura em porte e preço.