quinta-feira, 22 de abril de 2010

Fiat confirma novo Uno, revelado em detalhes por blogueiros do Brasil


O novo Uno finalmente deixou de ser segredo. A Fiat divulgou hoje duas imagens do hatch, na versão topo de linha 1.4 Attractive, além de citar as demais - 1.0 Vivace, 1.0 Way e 1.4 Way. Os motores 1.0 e 1.4 Fire, recalibrados e com o sobrenome Evo, também foram confirmados. Informações sobre os catálogos e imagens oficiais já haviam vazado na web.

Desde que começou a circular em testes, no início de 2009, o modelo tem sido desvendado aos poucos por blogueiros que cobrem a indústria autombilística no país. O fabricante, no entanto, não reconheceu o empenho e a ampla repercussão, pois convidou somente jornalistas (alguns, de veículos sem expressão alguma) ao lançamento na Praia do Forte (BA), entre 4 e 6 de maio.


NO RASTRO DO NOVO UNO
O desenvolvimento do hatch, por Motorgerais

2009
1 de junho - Ainda com forte camuflagem, a segunda geração do hatch aparece em uma das suas primeiras fotos, para a revista Quatro Rodas
11 de junho - Já é possível notar as formas arredondadas do para-choque traseiro
10 de agosto - Num protótipo com retrovisores do Palio, é possível ver a distribuição de luzes das lanternas
15 de dezembro - O leitor Marcos Abreu Ferreira flagra um protótipo em Americana, interior de São Paulo. O nome Uno já era dado como certo

2010
19 de janeiro - Imagens da dianteira e da lanterna são descobertas pelo Novidades Automotivas num arquivo de patentes do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial)
21 de março - Vaza um catálogo direcionado às concessionárias, adiantando detalhes de acabamento, motor e versões. Flagramos vários protótipos com camuflagem zebrada, menos pesada
4 de abril - Entra no ar a enquete sobre o design, então revelado por meio de projeções, que aponta três características como opção de voto ao internauta até a data do lançamento
13 de abril - O leitor Armando Villela flagra o hatch pronto, num dos pátios da fábrica de Betim (MG)
16 de abril - Novo vazamento de informações. Desta vez são imagens produzidas pela própria Fiat, enviadas por um leitor anônimo do site iCarros
21 de abril - Flagramos dezenas de unidades em cegonheiras, prontas para chegar às ruas

Update
Sobre o caso do novo Uno e os blogueiros, a Fiat informa que está fazendo uma análise detalhada deste tipo de canal de comunicação para traçar uma estratégia.

Post atualizado em 23/04/2010 às 12h11

IIHS premia Kia Forte por nota máxima em testes de colisão


O Kia Forte (nome do Cerato no mercado norte-americano) foi premiado pelo Instituto de Segurança para Proteção nas Estradas (IIHS, em inglês) com o "Top Safety Pick 2010", por ter obtido a nota mais alta em crash test de segurança frontal, lateral, traseiro e capotamento. "A marca  tem crescido rapidamente nos EUA graças a novos veículos, como o Cerato, que incorporam nossas filosofias de qualidade, valor, estilo e segurança", diz o vice-presidente de Marketing da Kia Motors América, Michael Sprague.

As notas do IIHS são baseadas em resultados de crash test frontal, lateral e traseiro. Pela primeira vez, uma boa performance em teste de força do teto para medir a proteção em um capotamento foi exigida para ganhar. A avaliação geral de cada veículo é baseada em várias medidas específicas para cada ângulo de batida e para o impacto geral nos bonecos de teste dentro do veículo no momento da colisão. Todos os veículos devem ter controle eletrônico de estabilidade para serem eleitos.

Leila Knob assuma gerência de relações públicas da Audi

Chega para integrar a equipe da Audi Brasil, a nova gerente de relações públicas Leila Marisa Knob, 26 anos, que assume a função de coordenação das ações do fabricante junto à imprensa. A executiva começou sua carreira na Audi em 2004 na linha de produção de Ingolstadt (Alemanha). Graduada em Ciências da Comunicação na Universidade Ludwig-Maximilians-Universität, em Munique, Leila atuou no Departamento de Comunicação e Informação da prefeitura de Ingolstadt e no Departamento de Comunicação Corporativa da Audi AG, também em Ingolstadt.

Toyota é impedida de vender Corolla em Minas Gerais


O Ministério Público de Minas Gerais proibiu a venda do Toyota Corolla zero km em todo o estado nesta quarta-feira (21). A medida, segundo o MPMG, foi tomada devido a falta de fixação do tapete ao assoalho, o que poderia causar problemas de aceleração continua e, consequentemente, acidentes. Nove ocorrências do tipo foram relatadas pelo órgão. A Toyota nega que o problema esteja relacionado ao recall mundial.

A decisão administrativa da medida foi tomada pelo promotor de Jutiça de Defesa do Consumidor do Procon Estadual, Amauri Artimos da Matta, sob a justificativa de que a instrução de fixação do tapete não está clara, conforme exige o Código de Defesa do Consumidor.

smart anuncia Fortwo Brazilian Edition, mas não divulga fotos da série limitada em 300 unidades


A diferença de preço não é grande, mas a smart deseja conquistar novos clientes para o Fortwo (o nome vem do inglês "para dois") com a nova versão mhd. Por R$ 49.900, ela estreia em março, numa série especial denominada Brazilian Edition, restrita a 300 unidades e com pintura amarela que faz alusão a bandeira brasileira. Cada unidade receberá um número exclusivo, de 001 a 300. Imagens do modelo, porém, não foram divulgadas pela assessoria de imprensa da marca.

A lista de equipamentos foi reduzida, mas conta com a função "start/stop", que desliga o motor toda vez que o carro cai para uma velocidade inferior a 8 km/h e o motorista pressiona o freio. Sob as rodas traseiras está o motor 1.0 turbo com potência recalibrada para 71 cv (cavalos) - nas versões Coupé (foto) e Cabrio são 84 cv. Nos três primeiros meses de 2010, o microcar registrou 398 unidades emplacadas no país.