quarta-feira, 4 de abril de 2012

Compra minuciosa


Usado de locadora atrai pelo ano e preço abaixo do mercado, mas estado de conservação requer verificação nos mínimos detalhes

Garantia de procedência, preço abaixo do valor de mercado, quilometragem real, IPVA quitado... Estes são alguns dos adjetivos enumerados por locadoras de veículos na venda dos carros da frota. Uma tentação para quem ainda não pode arcar com a compra de um zero quilômetro, mas que deve ser encarada com atenção se o objetivo for adquirir um seminovo que não tenha sido surrado. Durante a escolha é essencial verificar o estado de conservação da carroceria, motor e documentação, já que uma parcela dos carros de aluguel se envolveu em acidentes e passou por reparos.

Por conta disso, o preconceito de que o automóvel de aluguel possa esconder problemas ocultos é grande no mercado. “O pensamento é natural. Temos clientes que não utilizam o carro com o devido cuidado na hora de alugar, mas esta cultura está mudando”, reconhece o empresário do setor e presidente de honra do Sindicato das Empresas Locadoras de Automóveis do Estado de Minas Gerais (Sindloc-MG), Saulo Fróes.

O empresário ressalta que, na tentativa de conscientizar os clientes, locadoras como a dele fazem recomendações para uma direção correta, além de entregarem um manual direcionado à frotistas, alertando sobre como dirigir com prudência e evitando multas.


Na Localiza – uma das maiores empresas do setor – só pode alugar um carro quem tiver no mínimo dois anos de experiência de habilitação. Maioria no estoque da locadora, modelos de entrada como o Chevrolet Celta e Volkswagen Gol 1.0 são os mais procurados no momento da venda. Ainda assim, a frota oferece modelos maiores, como o Toyota Corolla, geralmente alugados por grandes empresas. O preço menor em até 4% é outro atrativo além da diversidade de modelos, acrescenta Fróes. “Nosso negócio não é comercializar carros. A venda é uma consequência da locação, que sempre deve oferecer veículos novos e com revisões em dia. Por termos um custo menor na compra, mais a rentabilidade do aluguel, conseguimos vender barato”, justifica o empresário.


Vida útil
A quilometragem e o ano de fabricação, entretanto, variam de acordo com a política de cada locadora. A Localiza, por exemplo, utiliza os carros de 8 e 16 meses e em até 39 mil quilômetros. Na Lokamig, empresa administrada por Fróes, os carros são trocados a cada 12 meses ou 50 mil quilômetros, prazo que pode ser estendido a 70 mil quilômetros dependendo do contrato de aluguel. Neste caso, os carros mais rodados são direcionados para venda em agências de usados. “Só oferecemos na loja de seminovos nossos melhores carros”, garante Fróes.

Garantia
Efetuada a compra, que em alguns casos pode ser financiada em até 60 meses, o consumidor tem direito a garantia de três meses para motor e câmbio.

Mercedes-Benz OF-1519 R mira programa Caminho da Escola


Aplicado Brasil afora com sucesso, o programa Caminha da Escola do Governo Federal beneficia não só alunos da zona rural, que enfim passaram a ser transportados com dignidade em veículos adequados. A medida também abriu um nicho para os fabricantes de ônibus, que investem em produtos específicos para o transporte fora-de-estrada. A última novidade desse mercado é o chassi Mercedes-Benz OF-1519 R.

Equipado com motor o OM 924 LA de 185 cv (cavalos) e torque de 71,4 mkgf entre 1.200 e 1.600 rpm, o modelo se diferencia pela presença de balanço dianteiro curto, altura elevada e bloqueio no eixo traseiro, que facilitam a entrada em terrenos acidentados, além de freio-motor auxiliar Top Brake. São duas as versões de distância entreeixos: 4,8 metros para ônibus de 48 assentos, a 6 metros, para 59 poltronas.


Michelin promete pneu três vezes melhor no Energy XM2


Maior resistência ao choque e frenagem em até quatro metros a menos que a média da concorrência. Estes são os principais atributos do Energy XM2, pneu de 13 a 16 polegadas lançado pela Michelin com a promessa de ser o “mais seguro do mercado”. Para desenvolvê-lo, a marca aplicou duas tecnologias: Iron Flex, que dá flexibilidade permitindo que o borrachudo molde um obstáculo, dissipando a força do impacto; e Micro Adaptive, adaptando às menores irregularidades do piso e garantindo a aderência do pneumático. O resultado, afirma a Michelin, é uma durabilidade 20% superior à média dos rivais. Será mesmo? Quem sabe se a marca o colocasse a disposição dos blogs automotivos para teste, poderíamos constatar estes atributos...