terça-feira, 15 de maio de 2012

A Lexus está de volta ao Brasil. E independente


Deixada de lado pela Toyota assim como a Fiat fez com a Alfa-Romeo, a Lexus deixou o mercado nacional por algum tempo após fracas vendas, mas está renascendo. E se você pensa que a divisão de luxo da marca japonesa será novamente relegada à encomenda nas mesmas concessionárias de Corolla, Hilux e SW4, é melhor rever os conceitos. Pela primeira vez no país, a Lexus terá lojas exclusivas e a primeira delas será em São Paulo, a partir de junho.

A informação foi confirmada pela Toyota. Inicialmente virão três modelos: os sedãs IS e LS e o utilitário-esportivo RX. Em novembro chega a nova geração do topo de linha da marca – o ES, na versão 350. Todos serão importados do Japão, embora a meta de vendas seja tão modesta quanto à época em que os carros eram oferecidos sob encomenda: somente 100 unidades em 2012.


O sedã IS (acima) virá na versão 300, equipado com motor 3.0 V6 de 231 cv (cavalos) e 30,6 kgfm, aliado a uma transmissão automática de seis velocidades. No LS 460L, a potência sobe para os 347 cv extraídos do bloco 4.6 V8 de 23 válvulas. Já o RX terá o mesmo motor do novo ES: um 3.5 V6 de 277 cv.


Para convencer quem tem Corolla a não migrar para Audi, BMW ou Mercedes-Benz (como vinha ocorrendo até então), a Toyota promete um conceito exclusivo de atendimento Lexus. A garantia será de quatro anos e o cliente terá ainda um carro reserva à disposição durante revisões e demais serviços de manutenção.


Lexus LS 460 L

Simpósio da SAE Brasil discutirá segurança veicular em Nova Lima

Como a indústria brasileira pode se adaptar à obrigatoriedade de airbags e freios ABS nos carros a partir de 2014 sem comprometer o preço, a economia de combustível e a segurança dos carros? Para responder esta e outras perguntas, a seção Minas Gerais da SAE Brasil promove no próximo dia 24 o primeiro encontro regional sobre o tema, com a presença de palestrantes especialistas em construção veicular. “A necessidade de falarmos sobre o assunto foi identificada depois que percebemos que ele vem sendo abordado em vários países. Por isso, vamos colocá-lo em debate e discutí-lo exaustivamente com grandes especialistas do mercado”, explica o chairman do simpósio, Ed Juarez Mendes Taiss.

Segundo Taiss, quando se fala em veículos mais econômicos consequentemente se trata de redução de peso. “Essas e outras questões sobre segurança a partir do uso de bons materiais na construção automotiva será o foco do simpósio, que fará uma análise mais profunda sobre esse mercado a fim de provocar o debate sobre em quais condições de competitividade a indústria brasileira se manterá”, explica.

O executivo acrescenta que o Brasil passa por grande reformulação nas normas de segurança veicular e, por isso, será preciso que a indústria se prepare e encontre materiais adequados para atender às mudanças na legislação. “O governo decretou diversas leis que entrarão em vigor já este ano, por isso, iremos alertar para as novas exigências de segurança e as novidades do mercado, inclusive internacional, e como está a competitividade. Mostraremos as soluções para atender às exigências”, aponta.

Influência
Na Europa, Ásia e Estados Unidos os requisitos em segurança veicular crescem sistematicamente e influenciam diretamente os designs dos automóveis, em especial, a estrutura veicular e peças de segurança.
Para o diretor de seções regionais da SAE Brasil, Carlos Eugênio Dutra, os simpósios são uma oportunidade de discutir tendências. “Isso contribui para o desenvolvimento de novas soluções no campo de engenharia e atualiza experiências, que são muito importantes para a inovação tecnológica”, avalia Dutra.

Serviço:
Simpósio SAE Brasil de Materiais
Quando: 24 de maio, de 8h15 às 17h30
Onde: Casa Fiat de Cultura - Rua Jornalista Djalma Andrade, 1.250, bairro Belvedere, Nova Lima (MG)