terça-feira, 19 de junho de 2012

Sustentável carona


Marcas alemãs aproveitam holofotes da Rio+20 para apresentar conceitos elétricos. Mas é uma solução do grupo francês PSA o que está mais próximo da realidade

Como evoluir a mobilidade sem findar recursos não renováveis, caso do petróleo, nas próximas décadas? Esta pergunta começa a ser respondida com a chegada de veículos híbridos e elétricos, embora suas aplicações ainda sejam restritas ao Brasil e principalmente ao meio-ambiente do planeta – tema da Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Pegando carona no encontro cujo principal objetivo é discutir e definir políticas ecologicamente corretas para o futuro do planeta, diferentes fabricantes apresentam no Rio de Janeiro suas ações e compromissos ligados a uma palavra em ênfase nos dias atuais: sustentabilidade.

Com a meta de ser “o fabricante de veículos mais sustentável do mundo”, a Volkswagen é uma delas. Criadora do conceito Think Blue (traduzindo, pense azul) de criar soluções e produtos ecologicamente corretos, a marca alemã expõe em um estande de 350 metros quadrados os Fox e Polo BlueMotion – versões levemente mais econômicas –, projetos sobre energias renováveis e reutilização de materiais, e o carro-conceito elétrico e-Bulli.


Uma reinterpretação moderna da Kombi, mais conhecida pelos alemães como Bulli, o e-Bulli é movido por um motor elétrico de 85 kW de potência e 27,5 kgfm de torque, força máxima que, como em outros elétricos, já está disponível desde a inércia. Alimentado por uma bateria de íon de lítio com capacidade máxima de armazenagem de 40 Kw, o motor oferece uma autonomia de até 300 km. No modo rápido, o recarregamento leva menos de uma hora para ser concluído em estações especialmente projetas para veículos elétricos. O interior não é tão espaçoso como na Kombi original – o e-Bulli tem dimensões de um carro pequeno –, mas há lugar para seis ocupantes distribuídos em duas fileiras de assentos. No painel digital, um iPad integrado ao console central conecta aos passageiros ao mundo.




Parceira oficial do comitê organizador da Rio+20, oferecendo os carros para autoridades e chefes de estado, a BMW tem um espaço ainda maior, de 400 m2. Nele, a marca demonstra um lounge de sustentabilidade, palestras sobre a submarca BMW i e o hatchback elétrico MINI E. O carro, equipado com motor de 200cv e baterias de íons de lítio com autonomia de até 200km, está disponível para test-drive durante todos os dias da conferência, em uma área do Autódromo de Jacarepaguá. O espaço interno, por outro lado, é comprometido. As mais de cinco mil células de armazenamento de energia ocupam o espaço do porta-malas e banco traseiro...


Híbrido + biodiesel
A iniciativa do grupo PSA (das francesas Citroën e Peugeot) parece mais próxima da realidade. Unindo a tecnologia híbrido diesel Hybrid4, já utilizada na Europa, e biodiesel brasileiro, o conglomerado obteve emissões de apenas 75g de CO2 por quilômetro em dois de seus maiores (e pesados) carrões – o Citroën DS5 e o Peugeot 3008. Com diesel normal, ambos os modelos emitem uma média de 99g.

Abastecidos com biodeisel B30 desenvolvido em parceria com o Ladetel (Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas), da Universidade de São Paulo, o DS5 e o 3008 serão integrados à frota utilizada pela empresa nos testes da Fase III do Projeto Biodiesel Brasil e de viabilidade do biodiesel B100 (100% bio).


Como comparação, o carro brasileiro com o menor nível de emissões atinge cerca de 100g de CO2/km, equipado com motor 1.0, sem equipamentos de conforto como ar-condicionado e direção hidráulica, e pesando 800kg. Mesmo dotado de itens como seis airbags, direção com assistência elétrica, freios ABS e pesando 1.660 kg – e desenvolvendo 200 cv somando os motores diesel e elétrico -, o DS5 e o 3008 Hybrid4 poluem menos e alcançam a excelente média de 26,3 km/l no consumo de combustível. Tecnologia pronta para que a carona chegue ao seu destino final.


Botão seletor de opção do Hybrid4

Sorriso novo, antes da plástica


Enquanto segunda geração não vêm, Siena EL, Palio Weekend e Strada ganham nova frente e equipamentos na linha 2013

Quando o primeiro Fiat Palio foi lançado, em 1996, Siena e Palio Weekend não tardaram a chegar – a diferença entre a data de estreia dos modelos foi de apenas um ano. Com a segunda geração dos compactos da Fiat, entretanto, a história é outra. Enquanto o hatch e o sedã já mudaram completamente, a perua e a picape Strada só devem receber a plástica completa em 2014 ou, quem sabe, 2015. Enquanto os substitutos não vêm, os modelos atuais receberam um sorriso novo no visual, acompanhado do Siena EL – versão de entrada do três volumes – para manterem-se atualizados diante da concorrência.

À primeira vista, a alteração estética até pode parecer profunda, mas ela se resume a um nova grade frontal integrada a um para-choque reestilizado, exceto na intacta Strada Working. Embora não tenha mudado praticamente nada na nova versão inicial, a picape ganhou a opção de motor 1.6 16v E-torQ na intermediária Trekking, até então equipada com o propulsor 1.4 Fire. O aumento de potência vem acompanhado da oferta da configuração de cabine dupla em todas as versões.



Na Strada e Palio Adventure, o para-choque frontal recebeu visual ainda mais robusto, mantendo o conjunto de dois faróis de neblina e dois de longo alcance. Novas rodas de 16 polegadas com pneus de uso urbano passam a ser oferecidas opcionalmente, juntamente com calotas e rodas de liga leve redesenhadas para toda a linha. Na traseira, a única novidade é a inclusão de uma régua cromada (exclusivamente para a Palio Adventure) e lanternas escurecidas.


Por dentro, as alterações foram mais profundas. O volante é herdado do Punto, com excessão do da moldura central que varia conforme a versão, e vêm acompanhado por novos tecidos nas forrações dos bancos e portas, console central, saídas de ar arredondadas, rádio CD MP3 e porta-objeto com tampa corrediça ao centro do painel. A bússola e o inclinômetro da Adventure também mudou, recebendo inédita grafia. Nas versões mais caras, as saídas de ar e os comandos do ar-condicionado tem acabamento cromado. Confira as principais alterações por modelo:

Siena EL
A versão de entrada do sedã é mantida na carroceria antiga para encarar o Chevrolet Classic. Disponível com motor 1.0 Fire de 73/75 cv (cavalos) ou 1.4 Fire de 85/86 cv, ela acompanha as mudanças da Weekend com novas calotas, apoio para o pé do motorista, minissaias na cor do veículo, maçanetas das portas e retrovisores na cor preta. Opcionalmente, o Siena EL oferece além do kit HSD, ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, rádio CD MP3, rodas de liga leve e faróis de neblina.


Palio Weekend
A perua, oferecida em quatro versões (Attractive, Trekking, Adventure e Adventure Dualogic) e três motores (1.4 Fire, 1.6 16v E-torq de 115/117 cv e 1.8 16v E-torq de 130/132 cv), ganhou também uma nova arquitetura para a parte elétrica, bolsas porta-objetos das portas com porta-garrafas, porta-óculos e revistas e nova chave telecomando para as versões Trekking e Adventure. A configuração familiar recebeu ainda uma nova estrutura para os bancos, facilitando a regulagem longitudinal e de altura. O volante, de três raios, pode vir com borboletas para trocas de marcha se o câmbio for Dualogic.



Strada
À venda desde 1998, a picape passa a oferecer nove versões de cabine simples, estendida e dupla, em três opções de versões (Working, Trekking e Adventure) e motor, respectivamente: 1.4 Fire, 1.6 16v E-torQe 1.8 16v E-torq. A versão 1.4 Fire deixa de ser oferecida a favor de uma versão Working mais equipada, com alerta de limite de velocidade, cintos de segurança de três pontos com regulagem de altura, computador de bordo, grade protetora do vidro traseiro, retrovisores externos com comando interno e sistema follow me de série. Opcionalmente, ela pode vir com airbags e freios ABS com EBD (kit HSD), ar-condicionado, capota marítima, direção hidráulica, faróis de neblina, rádio CD MP3 com Bluetooth e entrada USB, janela traseira corrediça e volante com regulagem de altura.



[saiba mais]
Preços da linha 2013:

Siena 1.0 EL - R$ 28.150
Siena 1.4 EL - R$ 30.970
Palio Weekend 1.4 Attractive - R$ 41.490
Palio Weekend 1.6 16v Trekking - R$ 43.360
Palio Adventure 1.8 16v - R$ 51.510
Palio Adventure 1.8 16v Dualogic - R$ 53.390
Strada 1.4 Working - R$ 31.490
Strada 1.4 Working cabine estendida - R$ 34.540
Strada 1.4 Working cabine dupla - R$ 38.440
Strada 1.6 16v Trekking - R$ 38.350
Strada 1.6 16v Trekking CE - R$ 41.150
Strada 1.6 16v Trekking CD - R$ 45.050
Strada 1.8 16v Adventure CE - R$ 47.490
Strada 1.8 16v Adventure CD - R$ 51.490
Strada 1.8 16v Adventure CD Dualogic - R$ 54.060

52 DUPLAS // Este é o número de inscritos do II Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras, prova de carros antigos que começa nesta quinta. Entre eles está o tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet. Em quatro dias de disputa, os pilotos vão percorrer 1.619km de estradas de São Paulo, Rio e sul de Minas Gerais.