terça-feira, 18 de setembro de 2012

Parece uma reestilização, mas estes são os novos Logan e Sandero


Compactos de baixo custo na Europa, Logan e Sandero estão prestes a passar à segunda geração. Mas com a marca Dacia, subsidiária de modelos populares da Renault no Velho Continente. Imagens vazadas na web revelaram que embora tenham mudado por completo, a dupla manteve a identidade estética e o amplo espaço interno, o maior diferencial. Sedã e hatchback estreiam no Salão do Automóvel de Paris, que vai de 29 de setembro a 14 de outubro.

A produção no Brasil deverá começar na unidade da Renault de São José dos Pinhais (PR) somenteno fim de 2013 ou início de 2014, já que os modelos nem estão sendo testados no país. Quando forem lançados, os novos Logan e Sandero encontrarão uma safra renovada de concorrentes. Além da versão sedã do Chevrolet Onix, o primeiro vai encarar o Hyundai HB20 três volumes e o Toyota Etios. No encalço do Sandero estarão os novos Fiat Palio, Volkswagen Gol reestilizados, Onix, HB20 e Etios hatch.


Apesar de poucas informações sobre a segunda geração dos Renault tenham sido reveladas, percebe-se pelas fotos que o fabricante manteve a qualidade de construção – incluindo a plafatorma batizada de B0 – para não elevar os custos dos modelos. Por isso, para um leigo, pode parecer não haver muitas novidades. É no interior que aparecem boa parte das alterações que parecem não estar no desenho suavizado da carroceria, que parece mais uma nova reestilização. O painel, por exemplo, ganhou volante multifuncional, detalhes cromados, além de uma pequena tela multimídia LCD no console central. Um porta-objetos foi colocado entre os bancos. Estes, por sua vez, aparentam ter ficado mais confortáveis com a adoção de novas costuras e encostos laterais.


Um novo motor três cilindros turbo de 90 cv (cavalos) combinado ao sistema start-stop, que desliga o propulsor quando o carro está parado, está cotado para o mercado europeu. No Brasil, serão mantidos os motores 1.0 16v e 1.6 16v Hi-Flex além do 1.6 8v de 98/106 cv, que acabou de passar por mudanças ganhando o sufixo Hi-Power.


Equipe da UFMG vence Etapa Sudeste da competição Baja SAE Brasil


Acelerando debaixo de muita poeira e sol, entre 26 equipes e cerca de 400 estudantes de engenharia de cinco estados brasileiros, a equipe Baja UFMG da Universidade Federal de Minas Gerais venceu a Etapa Sudeste da competição Baja SAE Brasil. A prova aconteceu no último fim de semana no Distrito Industrial de Sarzedo (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Em segundo lugar ficou a equipe FEI Baja, do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo (SP), seguida pela equipe Vitória Baja, da Universidade Federal do Espírito Santo.

A competição reúne carros off-road, projetados e construídos pelas instituições de ensino. Os baja, como são chamados os pequenos veículos, foram submetidos a provas estáticas e dinâmicas, avaliadas por um grupo de 70 juízes e comissários, todos voluntários da indústria da mobilidade.

Considerada mais difícil, a edição desse ano exigiu desafios principalmente para a suspensão dos carros durante as provas dinâmicas e as três horas do Enduro de Resistência. Ao todo, foram seis provas: Apresentação de Projeto e Rampa, ambas da FEI Baja; Fast Track - equipe Poli Fenix, da Escola Politécnica da USP; Suspension & Traction - equipe ITA Baja, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica; Reboque - equipe Cefast, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, e Enduro - equipe Vitória Baja.


Outra novidade válida apenas para a Etapa Sudeste foi a dispensa de limite de rotação dos motores, antes restrita a 3.800 rpm. Desta forma, os universitários tiveram a chance de aprofundar os estudos sobre consumo de combustível, durabilidade do motor, além de temperatura e lubrificação.

Próximas etapas
Mais duas competições regionais estão marcadas para o segundo semestre do ano. A Etapa Nordeste acontece de 9 a 11 de novembro, no Estádio Municipal de Camaçari (BA). De 23 a 35 de novembro será a vez do Distrito Industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul, receber a Etapa Sul.


[saiba mais]
Raio-x de um Baja SAE

Os baja são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas, capazes de transportar pessoas com até 1,90 m de altura, e peso de até 113,4 kg. Suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi devem ser desenvolvidos pelas equipes, que têm ainda a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.