quinta-feira, 27 de setembro de 2012

RS5 Cabriolet surge simultaneamente na Europa e no Brasil


Anunciado para o Salão de Paris, o novo RS5 Cabriolet chega simultaneamente ao Brasil. Lançado já como linha 2014, o descapotável completa a linha A5 remodelada equipado com o motor 4.2 FSI oito cilindros em V de 450 cv. Aliado ao câmbio automático sequencial S-Tronic de sete velocidades, o RS5 acelera até 100 km/h em apenas 4,9 segundos. O desenho repete soluções já presentes no Coupé, como faróis de xênon com LEDs, rodas de 19 (de série) ou 20 polegadas (opcionais).

É na parte aberta da carroceria que está o maior charme do modelo. Frisos das janelas, a estrutura do para-brisa e a cobertura do compartimento são feitos de alumínio anodizado. De tecido leve, a capota é acionada por meio de uma tecla em apenas 15 segundos em velocidade até 50 km/h. São quatro opções de tons para a cobertura – cinza, marrom, preto e vermelho – que podem vir combinados a oito tons de carroceria. Quando aberta, a capota ocupa apenas 60 litros do porta-malas, com capacidade de 380 litros.


Encostos dos assentos traseiros podem ser rebatidos separadamente, variando a capacidade do compartimento de acordo com as necessidades dos ocupantes. Uma série de reforços foram adotados buscando maior rigidez da carroceria, enquanto os para-lamas dianteiros em alumínio compensam uma parte do peso adicional dos reforços.


Piloto mineiro destaca experiência na Copa do Mundo de Kart


Fora das finais da categoria KF3 (pilotos de 13 a 15 anos) da Copa do Mundo de Kart, em Zaragoza, Espanha, após um acidente na primeira classificatória, o mineiro Sérgio Sette Câmara, 14, ressaltou a importância de disputar a elite do kart mundial. “Tínhamos condições reais de largar na final entre os dez primeiros. A convivência com a equipe, a minha dedicação e as orientações do Sabiá foram muito importantes para todo o desenvolvimento. Vamos continuar trabalhando com empenho”, afirmou. O objetivo inicial de Serginho era se classificar entre 34 finalistas dos 97 concorrentes da classe.

FetransRio 2012 é plataforma para ônibus inéditos


Sem a concorrência dos antigos salões paulistas, a FetransRio vem se firmando como um evento especial para a indústria de ônibus no Brasil. Em sua 9ª edição, a feira realizada pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) e a Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus) promete ir mais além, revelando inéditos lançamentos no mercado de chassis e carrocerias. Mais de 150 expositores, 100 ônibus e 10 mil visitantes são aguardados nos 20 mil m² de exposição durante os dias 3, 4 e 5 de outubro, no Centro de Convenções do Riocentro, no Rio de Janeiro. Um sinal de que o mercado vive um bom momento. Motorgerais selecionou as principais novidades da feira. Confira:


Agrale

A marca aproveita a presença na feira para expor o MA 17.0 (foto), seu primeiro motor dianteiro para o segmento de 17 polegadas – principal mercado para ônibus no Brasil, representando mais de 40% das vendas. “Desenvolvemos um produto robusto, no qual aplicamos tecnologias que garantem ao nosso cliente e usuário ganhos de desempenho, com menores custos operacional e de aquisição”, afirma o gerente de vendas de veículos da Agrale, Silvan Poloni. Equipado com o motor 7.2 MWM MaxxForce, seis cilindros, de 225 cv (cavalos) de potência, o modelo é ideal para aplicações urbanas. O câmbio é o Eaton FSO manual de seis velocidades. Admitindo carrocerias de até 12,50 metros de comprimento, o MA 17.0 é dotado também de direção hidráulica, suspensão com molas semielípticas na dianteira e traseira, e distância entre-eixos de 5,96m.

Outra novidade da Agrale é o chassi para micro-ônibus MA 10.0 em nova versão de 4,80m de entre-eixos com o eixo dianteiro reposicionado. O objetivo da marca ao reformular o modelo foi ampliar o espaço interno no salão de passageiros e a visibilidade do motorista. Com motor 4.8 MWM de 165 cv, a nova versão é indicada para aplicações rodoviárias e de fretamento. A versão com entre-eixos de 4,50m permanece focada no uso urbano.

Iveco

A exemplo da Agrale, a marca italiana lança sua ofensiva para os ônibus de 17 polegadas com o 17E25. Testado exaustivamente por empresas das regiões Sul e Nordeste do país ao longo dos últimos anos, o chassi é um antigo projeto da Iveco, que somente agora ganhará vida, já adequado ao padrão anti-poluentes Euro 5. Paralelamente será lançado um novo modelo de micro-ônibus maior que o CityClass, além de ser exposto um protótipo (abaixo) movido a Gás Natural Veicular (GNV) encarroçado pela empresa Unvi.



Fotos: Diego Almeida/Divulgação

Marcopolo Audace 800

O sucesso da família de rodoviários Geração 7 motivou a encarroçadora gaúcha a apostar em um novo ônibus intermediário. Posicionado entre o Ideale 770 e o Viaggio G7 900, o Audace 800 vem preencher uma lacuna cada vez mais exigente: a de fretamentos. Para isso, é disponível sob dois dos chassis de motor dianteiro mais comercializados, o Mercedes-Benz OF-1721 Euro V, em três variações de comprimento (11,50m para 45 passageiros, 12,10m e 12,70m, com ou sem sanitário), além do Volksbus 17.230 OD (11,30m, 12,10m e 12,63m). No estilo e salão de passageiros, vários detalhes herdados do G7. Curiosamente, o modelo foi lançado antes na China, onde é chamado de Audade 900.


Fotos: Luciano Roncolato/Portal Interbuss/Divulgação

Irizar i6


Satisfeita com o sucesso de vendas do Pb, um dos modelos mais luxuosos do mercado, a marca espanhola decidiu trazer para o país o recém-lançado i6. O rodoviário, assim como o Audace 800 da Marcopolo, será uma nova opção intermediária entre o Century e o Pb. A silhueta do ônibus é inconfundível. Faróis, para-brisa, vidros laterais e a chamativa “corcunda” no teto foram nitidamente inspiradas no Pb, até então último lançamento da Irizar. Na traseira, as lanternas são mais afuniladas. O modelo já é vendido em diversos mercados da América Latina.



[serviço]:
9ª FetransRio e Expobus

Quando: 3, 4 e 5 de outubro
Onde: Centro de convenções Riocentro, no Rio de Janeiro
Ingressos: A inscrição é gratuita e válida para os três dias de evento. Pode ser feita pelo site www.etransport.com.br/, evitando filas para a inscrição na hora do evento.
Mais informações: Fetranspor
Tel.: (21) 3221-6300
E-mail: etransport@fetranspor.com.br

Chrysler reduz o preço de quatro modelos


Planejando melhores vendas, o grupo Chrysler decidiu reduzir os preços de quatro modelos no Brasil. O maior desconto, 12,85% é para o 300C (acima). Equipado com motor 3.6 V6 de 286 cv (cavalos), o sedã foi de R$ 194.900 para R$ 169.900. Opçãocompacta da linha Jeep, o Compass sai por R$ 89.900 (ante os R$ 97.900 pedidos anteriormente). Já o Grand Cherokee de foi de R$ 179.900 para R$ 159.900 na versão Laredo. A topo de linha Limited agora custa R$ 179.900, redução de R$ 25 mil.


Jeep Compass