sábado, 6 de outubro de 2012

Eletrizante ideia


Repleto de exclusividade, SLS AMG Coupé Electric Drive quer ir além entre os bólidos elétricos

Com o lançamento do SLS AMG Coupé Electric Drive, a Mercedes-Benz entra na era dos superesportivos livres de emissões. Projetado sob a batuta da divisão esportiva da marca alemã, o bólido carrega quatro motores elétricos capazes de gerar uma potência máxima de 552 kW e torque máximo de 1.000 Nm. Desta forma, o asas de gaivota é anunciado como o veículo elétrico produzido em série mais veloz do mundo. O SLS AMG Coupé Electric Drive acelera até 100 km/h em 3,9 segundos e alcança uma máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente). A bateria de alta voltagem é resultado da cooperação entre a Mercedes AMG e a Mercedes AMG High Performance Powertrains, em Brixworth, Grã-Bretanha. Os especialistas ingleses da Fórmula 1 contribuiram significativamente nesta área por seu extenso conhecimento dos sistemas híbridos KERS (traduzindo, sistema de recuperação de energia cinética).

Visualmente, o SLS AMG foi concebido para ser ser diferente (e chamar atenção). A frente é marcada pela grade e entrada de ar na cor do carro, juntamente com faróis escurecidos e um defletor aerodinâmico em fibra de carbono. De perfil, o superesportivo exibe rodas AMG de cinco raios calçadas em pneus 265/35 aro 19 na frente e 295/30 aro 20 na traseira. A esportividade é ressaltada na traseira, onde se encontram um novo difusor e lanternas escurecidas. A cor azul AMG electricbeam magno é charme à parte, embora existam outras cinco opções.


Se o cliente optar pelo tom vibrante, ele será repetido nas costuras do bancos. Os assentos esportivos e diversos elementos decorativos em fibra de carbono reforçam o caráter exclusivo do modelo por dentro. No lugar do conta-giros do painel, há um indicador de energia que fornece informações de uso, status de recuperação, modos de transmissão e a carga da bateria. Um botão giratório – solução semelhante à da Ferrari F458 Italia –, seleciona os três modos de transmissão: C (de eficiência controlada), S (Sport) e S+ (Sport plus). Além dos espelhos retrovisores externos em fibra de carbono, assistente de ponto cego e câmera de ré de série, há o sistema AMG Performance Media, que oferece informações sobre o desempenho dos motores, aceleração lateral e longitudinal, pressão dos pneus e tempo de volta em pistas de velocidade.

Previsto na fase de projeto do SLS, o sistema de propulsão elétrico exigiu algumas mudanças na estrutura do bólido. A tração dianteira adicional recebeu um novo eixo dianteiro. Já a suspensão é multilink com amortecedores horizontais – enquanto no SLS AMG V8, o sistema possui braços duplos. Outro item diferenciado é a direção assistida sensível à velocidade tipo pinhão e cremalheira. Nela, a assistência é implementada eletro hidraulicamente, em vez de apenas pelo sistema hidráulico.


Ronco reproduzido
Como em todo carro elétrico, o torque máximo é disponibilizado imediatamente ao arrancar. Os quatro motores elétricos – cada um pesando 45 quilos – atingem individualmente 13 mil rpm e impulsionam seletivamente as quatro rodas por meio de uma transmissão configurada eixo a eixo. Isso permite a distribuição de torque individual para cada uma das rodas, o que normalmente só seria possível com motores montados nos cubos, que tem a desvantagem de aumentar consideravelmente as massas não suspensas.

Ausente, o ronco do motor é reproduzido por um sistema sonoro de série, com onze alto-falantes.
A bateria de alta voltagem contém 60 kWh de energia, tem potencial de carga elétrica de 600 kW e pesa 548 kg. Ela consiste de 12 módulos, cada um deles com 72 células de íons de lítio. O arranjo otimizado de um total de 864 células ajuda não apenas a utilizar da melhor maneira o espaço de instalação, mas também em termos de desempenho. Como num Fórmula 1, a bateria é carregada por meio da recuperação de energia durante a desaceleração enquanto o carro está sendo usado. Já a bateria de íons de lítio com refrigeração líquida tem design modular e voltagem máxima de 400 V.

Para carregá-lo, é simples: basta contectar o SLS elétrico a um carregador de parede por meio de um cabo de alta voltagem, durante três horas. A tecnologia prevê uma carga rápida de 22 kW, mesmo valor de carregamento disponível em estações de recarga públicas. Sem o aparelho de recarga (oferecido como opcional pela Mercedes-Benz, a SPX e a KEBA, dois fornecedores do segmento), a carga total demora cerca de 20 horas. As vendas começam em junho de 2013 na Europa. No Brasil, deverá vir sob encomenda.

O SLS elétrico em números

552 kW de potência
1000 Nm de torque
3,9 segundos de aceleração até 100 km/h
250 km de autonomia (média cidade/estrada)
60kWh de capacidade de bateria
400 volts de voltagem da bateria

Novos S4 e S4 Avant chegam a partir de R$ 345 mil


Depois dos RS5 Coupé e Cabriolet, a Audi inicia as vendas dos novos S4 e S4 – versões de alto desempenho da linha A5 – no mercado brasileiro. Equipados com motor 3.0 V6 de 333 cv, câmbio automatizado S-tronic de dupla embreagem e sete marchas, além da tração integral permanente quattro, a dupla acelera até 100 km/h em 5,3 segundos no sedã (5,4 s na Avant) e alcançam uma máxima de 250 km/h. O sedã custa R$ 345 mil e a Avant, R$ 350 mil. Na aparência externa, o visual é diferenciado por rodas aro 18 com pneus 245/40 e retrovisores com capa de alumínio. O interior adiciona apliques em alumínio escovado, bancos envolventes e teto solar – panorâmico na perua.




Special Edition dá novo fôlego ao Sentra


Previsto para ser substituído por uma nova geração em 2013, o sedã mexicano Nissan Sentra ganha fôlego no Brasil com a chegada de mais uma série especial. Batizada Special Edition, ela tem como base a versão S, mas com pacote de equipamentos de série da topo de linha SL. O preço é de R$ 62.040. A lista de itens é farta e inclui ar-condicionado, computador de bordo, direção elétrica com assistência variável, freios ABS com EBD, rádio CD MP3, rodas de liga-leve aro 16 e volante com acabamento de couro com controle de áudio e Bluetooth. O motor é o 2.0 16v de 143 cv com câmbio automático CVT. São quatro as opções de cores: branca, cinza, prata e preta.